quinta-feira, 12 de abril de 2012

Um grande perigo?

Nos dias de hoje, temos ouvido falar no uso cada vez mais freqüente, de substâncias químicas que promovem o aumento da massa muscular: os anabolizantes. Pessoas em busca de um corpo com um aspecto mais musculoso, movidas por uma vaidade que ignora os perigos que essas drogas podem causar no organismo, não percebem as conseqüências e danos irreversíveis e até mesmo fatais que essas substâncias podem causar.

Esses medicamentos são usados no tratamento de indivíduos que não tem uma quantidade suficiente de testosterona (hormônio masculino), muito importante para o desenvolvimento e crescimento da musculatura corporal, assim como pela presença de características masculinas do corpo, necessitando de um complemento sintético que supra sua deficiência hormonal – isso sempre tendo o acompanhamento e o respaldo de um médico.

Antigamente, eram apenas os atletas que usavam desses artifícios para ter uma melhor performance nas competições ou em busca de recordes, e sentiam a necessidade de ter um corpo forte, que pudesse suportar todo o esforço físico exigido durante as provas. Mas hoje, o que detectamos é que são os adolescentes os maiores interessados em ter um corpo forte, com alta definição muscular. Entretanto, é claro que, se esse adolescente treinar orientado por um profissional habilitado e de forma responsável, alimentando-se corretamente e tendo hábitos sadios, a médio prazo, ele com certeza, modificará seu corpo, porém, de uma forma natural, segura e inteligente!
  
Saiba que, com a mesma rapidez que se ganha massa muscular com o uso de anabolizantes, ela desaparecerá também rapidamente, pois é um processo efêmero e ilusório, já que ao suspender seu uso, o corpo volta ao que era antes ou pior, com o risco de sofrer as seqüelas do uso indiscriminado dessas drogas!

O comportamento do usuário também é afetado em função das altas doses hormonais que utiliza, como outros medicamentos que tentam erroneamente minimizar os efeitos colaterais acarretados pelos anabolizantes, tornando-o emocionalmente instável, mais agressivo e irritado, levando-o muitas vezes a cometer atos violentos, além de alterações súbitas de humor, euforia, distrações, esquecimentos, confusões mentais entre outros, que se refletirão em todos os aspectos de sua vida: na escola, trabalho ou em casa.

Entretanto, não é fácil parar com essas drogas, pois elas também levam a dependência, e durante o período de abstinência ocorrem uma série de sintomas físicos desagradáveis e constrangedores, que precisarão ser monitorados por um médico especialista, sem contar o estado emocional que é o mais sacrificado pelas intermináveis oscilações de comportamento, que nos casos mais extremos podem levar até ao suicídio, devendo os pais estarem sempre atentos e fazerem o acompanhamento com um profissional.

Para finalizar, ainda existe o alto risco de comprar mercadorias falsas, o que não é nada difícil de acontecer, pois é sabido que as últimas apreensões feitas pelas autoridades mostram laboratórios de “fundo de quintal”, onde não há as menores condições de higiene e nem de confecção de uma droga, expondo o usuário a riscos maiores, pois não se sabe ao certo o que é posto nesses falsos medicamentos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário